Le Mousse


Refletindo sobre modismos… by Kaká Marinho
15 de junho de 2009, 8:49 am
Filed under: Oh, so cult!

modismo

Oi genteee 🙂

Lendo um texto no Terra (aqui!) sobre a apropriação e o declínio dos modismos, resolvi abrir um canalzinho de discussão aqui no blog sobre o tema.

Como o próprio nome sugere, modismo é uma coisa passageira. A moda – se brincar, mais do que em todas as outras áreas – é um forte referencial. Né?! Não que moda e modismo sejam sinônimos. Jamais, principalmente tendo em vista que a história da moda está diretamente ligada à história do mundo – e da sociedade.

Como o próprio texto diz, quanto mais rápido se chega ao auge, mais rápido acontece o declínio. Ainda mais com a veloz comunicação dos dias atuais. Um exemplo: basta se ter como ponto de partida os trend-setters, que logo largam um modismo quando a massa – o mercado consumidor – se “afeiçoa” dele. E a renovação é constante. Assusta.

Pessoas gostam de se sentir exclusivas em seus gostos e posses e ver nessas posses a reflexão de sua identidade. […] Obviamente quando o produto em si passa a ser usado por grupos de identidades diferentes, a pessoa prefere abandoná-lo. Ou seja, quando muitas pessoas estão utilizando algo que não mais reflete uma identidade em si, ela perde seu valor e acaba por afastar potenciais possuidores, até virtualmente morrerem”, diz o texto.

Diante disso – e dos tempos de crise – como fazer com que continuemos fiel ao nosso estilo (claro, podendo variar com o tempo)? Seriam os modismos uma força de expressão – um grito – de um determinado grupo, mesmo que durante pequeno período de tempo!?

Contem-me o que acham 🙂

Beijos!

sign1

Anúncios

4 Comentários so far
Deixe um comentário

Olha Kaká eu penso que o modismo retrata a vulnerabilidade das pessoas, em sua maioria, a mídia e a real falta de um verdadeiro estilo próprio.
Parabéns pela qualidade e versatilidade dos temas veiculados em seu, aliás de tooooooooooooodos – LEMOUSSE !!! Beijão e muito mais sucesso ( seria possível ??? ) prá você !!!!
(B®)

Comentário por Bernadete Marinho

Kaká,

Eu acho que o modismo faz parte do estilo de vida das pessoas, espelha diretamente como ela quer ser vista perante à sociedade e o meio com o qual ela gostaria de conviver.

Gostei de você ter tocado no assunto da crise, acho que isso fará com que as pessoas sejam mais criativas dentro do tema moda.

Parabéns pelo blog!

Lívia

Comentário por Lívia

Cheguei tarde, mas cheguei! Eeeeeeee hahaha

Gostei do post. Acho que modismo e moda, como você disse, estão relacionados exatamente porque a moda em si é sinônimo de mudança, de reinventar algo. Eu diria que os modismos são como as tendências — não tem muito como escapar. O que vai dar o diferencial é se você vai escolher usar ou não.

Beijoca

Comentário por Bebel Buambua

Bom…Acho que não podemos perder a nossa exclusividade. Gosto de aderir sim ao modismo, isso se chama globalização,mas nao deixando com que ele faça parte do meu jeito de se vestir nem da minha personalidade. Ter aquela doença de se vestir igual aquela atriz da novela, JAMAIS!!!! ISSO MOSTRA que não existe estilo próprio, sendo isso mais uma entre milll…É bom sempre diversifica, e deixar q seu charme e seu estilo prospere mais do q TUDO!
Não percam seu VALOR…Não deixe que o modismo tirem seu estilo prórpio ÚNICO….Coloquem eles como adornos ok?!
Cat…adorei o textinho…Despertou muita a minha atenção, nunca parei p pensar sobre isso!

Showzaço esse post…PARABÉNS…Mais um SUCCESS Le Mousse!!!!!!!!!
Bjosssss

Comentário por loka barbosa




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: